Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Portal do Governo Brasileiro
Vai para o início
início
administração
professores
curso de tecnologia
curso de engenharia
pós-graduação
publicações do Daelt
área dos alunos
área dos professores
nossos laboratórios
contato
início calendário documentos coordenação
 
   
Durante o processo de revisão e atualização curricular dos cursos de engenharia do CEFET-PR, realizado em 1995/96, foi introduzida a obrigatoriedade da realização de um projeto de final de curso. Até aquela ocasião, não havia atividade semelhante e a implantação desse projeto foi realizada a partir do ano 2000, quando a primeira turma dessa grade curricular estava chegando ao final do curso.

Atualmente este tipo de trabalho é obrigatório, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia (2002). A apresentação desses trabalhos constitui um evento importante no curso, tendo características particulares, funções, regras e objetivos definidos e explicitados na normativa da instituição.

O TCC deve resultar em um trabalho profissional e qualificado, abrangendo os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o curso, onde convergem os conhecimentos específicos, a habilidade em identificar e propor soluções a problemas, atitudes como iniciativa, determinação e disponibilidade para trabalho em equipe. Os trabalhos de conclusão de curso desenvolvem a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, de se comunicar, de análise e de síntese.